3 motivos para começar a usar o Pix no seu negócio

Compartilhar

|

O Pix facilita o ambiente financeiro, centralizando em si várias outras funções de transações e opções de pagamento. A utilidade para as empresas estão cada vez maiores. Confira!

O mercado financeiro passa por grandes mudanças a cada dia e com isso, surgem cada vez mais e instituições financeiras surgindo e buscando o seu espaço. Por essa razão, pode ser complicado entender quaisas mudanças que fazem a diferença no mercado e qual aplicar em seu negócio.

Pix foi um exemplo de transação que mal chagou e já se tornou o queridinho de todo mundo. Brevemente, as pessoas nem lembrarão mais como era ter que esperar horas, ou mesmo dia para ter valores transferidos para outras contas.

Nesse cenário é necessário pensar na usabilidade do Pix em seu negócio, afinal, é necessário aderir aos meios de pagamentos mais conhecidos e de preferência dos consumidores.

Para entender como aplicar o Pix a sua empresa, Confira 3 razões para começar a usar o Pix no seu negócio e entenda o porque você não deve ficar para trás.

1. Praticidade nas transações

Devido a praticidade que o pagamento instantâneo oferece, todos os segmentos podem se beneficiar dele.

Pix permite a transferência de pagamentos de forma instantânea. Ao pensar de forma prática, é possível confirmar que o empresário ganha horas, em algumas situações e dias de vantagem em relação aos demais tipos de transferência.

TED, quando realizada para instituições de pagamento diferentes, pode demorar mais de meia hora para ser concluída. Quando a transferência é via DOC, o prazo se torna ainda maior podendo levar de 2 a 3 dias para a transação ser compensada.

O Pagamento Instantâneo, como o Pix também pode ser chamado, acontece na hora de sua confirmação e demora cerca de 10 segundos para a sua liquidação e disponibilidade na conta do recebedor.

Considere ainda que o Pix não está sujeito a barreiras de horário como os demais tipos de transferência. Elepoderá ser utilizado a qualquer horário, em todos os dias da semana.

Pix facilita ainda mais a cobrança das empresas que oferecem serviços como sua solução, já que é necessário a confirmação do pagamento antes de iniciar as suas atividades junto ao cliente.

As empresas que ofertam produtos também podem usufruir do Pix, visto que conseguirão gerar um pagamento e ter a sua liquidação imediata, possibilitando a entrega das mercadorias.

2. Melhoria no modo de pagamento

Pagamento Instantâneo não é obrigatório, mas por possuir taxas menores e ser mais rápido no tempo de liquidação, entende-se que ele tornará os outros modelos de transferência obsoletos.

Devido às características do Pix, empresas que optarem pela utilização desse tipo de transferência podem oferecer aos seus clientes melhores condições de pagamento, garantindo os seus recebimentos e fidelizando os usuários de suas soluções.

Imagine que ao usar o Pix, você possa oferecer ao cliente 5% de desconto. Ele ficará satisfeito pelo desconto e a empresa conseguirá receber o valor de forma instantânea, sem a necessidade de esperar 30 dias, como é o caso das empresas que cobram por maquininhas ou que o cliente deixe o pagamento para depois e não o realize.

Nesse tipo de transação, tanto empresa quanto cliente saem ganhando.

3. Garantia e segurança para o seu negócio

O Pagamento Instantâneo consegue ser ágil devido à diminuição de intermediários entre o pagador e o recebedor.

Entenda: ao realizar uma transferência ou um pagamento, o banco confere a veracidade da transação tanto por parte do recebedor quanto do pagador e isso gera a demora da liquidação.

Pix é regido pelo Bacen (Banco Central), sendo assim, todas as transações serão realizadas dentro de seu sistema, garantindo a segurança e rapidez das transações. Participam do Sistema de Pagamento Instantâneo, bancos tradicionais e digitais, bandeiras de cartão, fintechs e outras prestadoras de serviços financeiros, que sempre são monitoradas para garantir o recebimento dos pagamentos.

A integração entre as instituições financeiras dentro do sistema, garante a agilidade nas transações.

Devido a essas e outras razões, o Pix também causa uma grande mudança no mercado, podendo ocupar até mesmo o lugar dos meios de cobrança tradicionais, como o boleto e as maquininhas de cartão de crédito.

Como começar a utilizar o Pix?

O Pix pode ser usado por todos, desde pessoas físicas a pessoas jurídicas, sendo cobrada uma pequena taxa nessa segunda situação.

Todos que possuem contas em uma instituição de pagamento podem utilizar o Pix.

Para as empresas, no entanto, é recomendado o uso do Pix através de uma plataforma que facilite a automatização dos processos de pagamento. Isso porque gerar cobranças de forma manual, além de exaustivo, pode ser perigoso.

Imagine que você gera duas cobranças de valores distintos e envie para um cliente distraído que acidentalmente paga a cobrança no valor errado. Essa situação pode causar desconforto e trazer prejuízos para a empresa.

Outros erros que podem acontecer, são os não envios da cobrança na data correta ou envio duplicado.

Um sistema de pagamentos, além de automatizar todos esses processos de envio após o cadastro do cliente, permite que a liquidação seja feita de forma automática, sem a necessidade de ficar conferindo número de pagamento e cobranças.

Por essa razão, é uma dica de ouro o uso de um sistema de pagamentos automatizado.

O Galax Pay é um sistema de pagamento completo que permite o pagamento via Pix aos clientes assim que lançado e já facilita a rotina de centenas de empresas através de opções de pagamento como a recorrência no cartão de crédito e o boleto bancário.

Saiba mais motivos para adotar o Pix para Pessoa Jurídica em seu negócio e as facilidades oferecidas pelos sistema de pagamento. Fale com um especialista cel_cash.

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time