Gestão financeira para imobiliária: melhore os métodos de pagamento

Compartilhar

|

Saiba como facilitar os processos da gestão financeira imobiliária com segurança e total controle de suas finanças.

O mercado imobiliário sempre foi competitivo e isso não é novidade para nenhuma empresa do ramo. A disputa por espaço se intensificou após as crises vividas pelo país e mesmo que as análises realizadas apresentem um futuro promissor para o segmento, é fundamental para uma empresa imobiliária cuidar de sua gestão.

Fatores externos devem ser considerados e analisados, mas nunca podemos esquecer que o sucesso de uma imobiliária depende sobretudo de sua gestão. O funcionamento do local deve ser planejado para que ele se destaque dos concorrentes, controle suas despesas e melhore o atendimento que ele oferece ao cliente.

Para que todo esse processo aconteça de forma gradual e encaminhe sua imobiliária para o sucesso, é necessário estar atento ao modelo de gestão e a forma de pagamento utilizada pela empresa. A administração do local e o setor financeiro são os maiores pilares para a estruturação de uma empresa, sendo assim, negligenciar alguns desses pontos pode fechar as portas do seu negócio.

Continue a leitura deste post e entenda mais sobre gestão e veja quais são os métodos de pagamento mais indicados para imobiliarias.

O que é a gestão imobiliária?

A gestão imobiliária reúne um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilitam a retenção e captação de clientes, distribuição de recursos adquiridos pela empresa e planejamento. A chave para ser bem sucedido nessa operação, é a capacidade da empresa em cumprir todas as demandas, observando sempre a possibilidade de reduzir os custos de operação e aumentar a lucratividade gradualmente.

O mercado imobiliário carrega ainda como característica o fato de estar sujeito às mudanças econômicas ocorridas em grande escala, por isso é preciso atuar de forma diferente em relação às empresas de outros segmentos para se manter ativa.

Cada setor dentro de uma empresa tem um papel fundamental e não pode funcionar separado dos demais. O setor financeiro não funciona de forma diferente, mas deve ser otimizado sempre que possível, assim as novas demandas que surgirem podem ser executadas de forma mais rápida.

Entenda: os investimentos que serão realizados, as taxas de adimplentes e inadimplentes, as necessidades básicas e as prioridades dos serviços em uma empresa são de conhecimento do setor financeiro. O acesso a essas informações deve ser descomplicado e de simples visualização, para que as decisões sejam tomadas de maneira mais rápida devido a facilidade na interpretação dos dados.

Setor financeiro

O setor financeiro organiza a entrada e saída do caixa da imobiliária. Como os valores estão sujeitos a variações, já que as vendas e fechamento de novos contratos não são fixas, é necessário acompanhar de perto as transações em todos os meses.

A receita mais possível de realizar alguma estimativa é a relacionada aos pagamentos de aluguéis, mas em alguns casos essa não é a principal renda da imobiliária. Outros fatores que deve ser considerados são as despesas fixas, relacionadas à água, luz, pagamento de funcionários, comissões e outras. Para conseguir uma boa gestão é necessário equilibrar as despesas e as entradas positivamente.

Estabeleça um calendário prévio e o preencha com as atividades que precisam de execução a curto, médio e longo prazo. Entender exatamente o que acontece em suas contas, quais são os valores a pagar e a receber impedem inconsistências e furos nos orçamentos trazendo mais segurança para a imobiliária.

A gestão financeira requer a visualização e análise de gráficos, tabelas, fluxos de caixa planilhas e outros para que seja possível identificar oportunidades e ameaças na empresa. Além dessa visão sobre o negócio, é necessário também que a imobiliária tenha um fundo reserva, para conseguir se manter ativa em momentos de recessão e baixas de mercado.

Como podem ocorrer oscilações no mercado é fundamental que as imobiliárias se preparem para lidar com esse momento.

As atividades do dia a dia podem demandar muito tempo e algumas das questões podem acabar passando despercebidas pelos gestores de imobiliárias. Para que isso não aconteça, foram criados sistemas de gestão imobiliária.

Sistemas de Gestão de Imobiliárias

Um exemplo é o Sistema de Locação de Imóveis, Galax Imob. Através do uso desse sistema, os dados a respeito do pagamento de seus clientes serão atualizados de forma automática, permitindo o acesso fácil às informações sempre que quiser e independentemente de onde você esteja.

Devido a automatização, o erro na leitura de dados passa a ser inexistente. Assim é possível mensurar de forma rápida a situação real da imobiliária.

Método de pagamento

O método de pagamento utilizado pela imobiliária irá refletir na forma com a qual os clientes irão se relacionar com a sua empresa. Alguns métodos de pagamento, além de serem burocráticos, não atendem a todos, já que requerem alguma informação específica, como os dados da conta bancária do cliente. Por essa razão, a forma mais utilizada para cobranças nas imobiliárias é o uso do boleto.

O uso de boletos é familiar a todos os brasileiros, além de ser uma das formas de pagamento mais utilizadas em todos os segmentos.

A responsabilidade pelo envio de cobranças é do setor financeiro. Desde a obrigatoriedade do registro na emissão de boletos, esse processo se tornou mais trabalhoso, pois além de realizar a emissão, o funcionário responsável precisa enviar os arquivos de remessa para o banco e no dia seguinte conferir os arquivos de retorno.

Observando essa dificuldade, o sistema de pagamento recorrente cel_cash passou a oferecer em suas soluções o boleto registrado. Todo o processo é realizado de forma automática, segura e ágil.

O cel_cash permite desde a emissão de boletos únicos ao cadastro para cobranças recorrentes. Um dos principais diferenciais do sistema é a cobrança de taxas somente no caso de pagamento dos boletos. Outro ponto importante é que não há necessidade do envio de arquivos de remessa e retorno para bancos, o próprio sistema registra a cobrança e já valida o boleto instantaneamente. Tempo e recursos são economizados.

Para atender às imobiliárias e auxiliar em sua cobrança, foi realizada uma parceria entre os dois sistemas. O cel_cash se uniu ao Galax Imob para facilitar a gestão e acompanhamento dos pagamentos realizados às imobiliárias.

O resultado dessa união foi a disponibilização inteiramente gratuita de um sistema de locação de imóveis na web e o oferecimento de planos acessíveis aos donos de imobiliárias. Dessa forma, a praticidade está associada a uma boa gestão.

As principais vantagens em adotar o Galax Imob são:

  • Controle de contratos imobiliários;
  • Emissão automática de boletos;
  • Extrato de IRPF;
  • Gestão de reajustes;
  • Baixa automática de pagamentos;
  • Detalhamento de faturas;
  • Emissão de recibos;
  • Emissão de carnês;
  • Cobrança automática e mais.

Coloque em prática todos os benefícios que a sua imobiliária pode ter no ambiente virtual. Exiba os seus imóveis de forma gratuita, conheça o Galax Imob e aproveite a parceria com o cel_cash!

Aumente o potencial do seu negócio com nossa infraestrutura

Fale com o nosso Time